top of page
6_edited.jpg

Porque o bebê fica agitado na hora de dormir?

Seu bebê fica muito agitado na hora de dormir? Ele sempre dá aquele famoso "baile" toda noite?


Eu sei o quanto isso é cansativo, mas fique tranquila pois isso pode ser mudado.

Muitas pessoas não sabem, mas existe um momento do dia que o nosso corpo libera o hormônio do sono "a famosa melatonina" e esse é o melhor momento para você ajudar o seu bebê a dormir por mais tempo e com mais qualidade.

E quando eu falo do momento ideal, não é a idade ideal, pois muitos dizem que as crianças só começam a dormir bem por volta dos 3 anos… O que é um mito, porém tem muitas mães que acreditam e se sujeitam a ficar 3 anos ou mais, praticamente sem dormir, sem ao menos saber o quanto isso é prejudicial tanto para o bebê quanto para ela.

Por isso é muito importante que você saiba que o sono de qualidade é essencial para o desenvolvimento do bebê, nesta primeira infância e para o decorrer do desenvolvimento dele, seja como criança, adolescente e adulto.

Eu não sei se você sabe, mas existe uma glândula no nosso cérebro que se chama glândula pineal e quando começa a anoitecer ela produz o hormônio do sono – a melatonina.

Esse hormônio é responsável por avisar o nosso corpo se está de dia ou de noite e nos fazer adormecer, além de ser um antioxidante poderoso que combate os radicais livres que agridem o organismo, e de participar da reparação das nossas células expostas ao estresse e outros elementos nocivos.

Ou seja, quando vai anoitecendo essa glândula libera esse hormônio no nosso corpo e nós começamos a ficar mais relaxados e propensos a dormir, e quando nós e os nossos bebês estão dormindo vários processos físicos estão acontecendo e o nosso cérebro fica a todo vapor.

A questão é, que os bebês nascem com a secreção de melatonina desregulada e precisamos ajudá-los para que essa secreção fique regulada para que eles consigam se desenvolver melhor, pois uma criança que não tem um sono de qualidade fica irritada constantemente, chora com frequência sem motivo aparente, perde ou deixa de ganhar peso, fica mais cansado, com olheiras, fica nervoso, e quando ficam maiorzinhos apresentam queda de rendimento da escola, hiperatividade, déficit de atenção, entre várias outras coisas, sem contar todo estresse que gera na família, na relação entre o casal, enfim, muitas coisas que podem ser evitadas, com simples mudanças de hábitos na maioria das vezes.

Então para contribuirmos de forma positiva no desenvolvimento do bebê para que a secreção de melatonina fique regulada e desenvolva de maneira eficaz todo o seu papel, precisamos começar com a organização do dia e da noite, portanto criar uma rotina durante o dia e durante a noite para a hora de dormir é crucial para que o seu filho durma no horário que favoreça o aproveitamento desse aumento natural da secreção de melatonina, que ocorre entre às 19hs e 20hs - principalmente por que o ajudará a entrar em sono de forma mais tranquila.

Como eu falei, a secreção de melatonina ocorre em sincronia com o final do dia e com diminuição da luminosidade natural, ou seja, quando anoitece é o melhor horário para iniciar a rotina do sono noturno, já que a melatonina é responsável por avisar o nosso corpo que está de noite.

Por isso se seu bebê fica muito agitado na hora do sono, provavelmente você não está usando esse momento onde o cérebro libera mais melatonina e pede por descanso, e quando passa desse momento, outros hormônios como o cortisol e adrenalina entram em ação, e é aí que "dá ruim" para todo mundo e o estresse começa rolar.

Então é muito importante que você crie uma rotina e uma higiene do sono respeitando esses momentos da própria natureza do corpinho do seu bebê que ocorrem sempre entre 19 e 20 horas.

É claro que os nossos filhos não são robôs e que a sua casa também não precisa virar um quartel, mas estabelecer horários para o seu pequeno, fará com que ele saiba o que está por vir e o manterá seguro, e com o tempo inclusive, se sentirá com autonomia para executar as tarefas sozinho.


Então sim ter uma rotina clara, como horário para acordar, para se alimentar, tomar banho, fazer sonecas, praticar atividades externas, brincar, iniciar o sono noturno é essencial!


E determinar horários principalmente para acesso a aparelhos eletrônicos é saudável e contribuirá para desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo do seu bebê. A sugestão é zero tela até os 2 anos de idade. Mas eu entendo que cada família tem a sua condução. Porém, vale lembrar dos limites necessários para não atrapalhar o mais importante que é o SONO do seu bebê.


Além é claro de contribuir com toda harmonia da casa.


Eu tenho certeza que ficou mais claro e que você conseguirá estabelecer aí na sua casa, uma rotina positiva que permitirá às crianças reconhecerem os momentos para cada atividade e dormir de maneira mais tranquila e proveitosa no horário que favoreça o seu ganho na secreção de hormônios, de novo, importantes para o seu desenvolvimento.

Você pode até achar que é difícil no começo, mas após implementar a rotina eu tenho certeza que em pouco tempo você terá grandes resultados.


Coloca em prática o que você aprendeu aqui, e me conta nos comentários como é esse momento aí na sua casa e o que você sente quando está chegando a hora de colocar o bebê para dormir, vou ficar feliz em te ouvir e poder contribuir de alguma forma com você.


Um grande beijo! Darana Gabriella. Consultora de Sono Infantil e Educadora Parental.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ajudando o bebê a diferenciar dia e noite.

Durante os 3 primeiros meses é natural que o bebê não saiba diferenciar DIA e NOITE, podemos ajudá-los de algumas formas: ✨Ritual do Amanhecer 🌞 ✨Durante o dia - banho de sol, passeios ao ar livre, p

Como acalmar o bebê?

Logo que o bebê chega em casa, chega junto os mistérios da nova fase e ver o nosso bebê chorando sem saber o motivo é assustador e gera muita insegurança, principalmente para nós mães que seguimos na

O meu papel como Consultora de Sono Infantil

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do emocional, cognitivo, físico e desenvolvimento social de todo ser humano. Na criança nada impacta mais o seu bem-estar do que os distúrbios do sono

コメント


bottom of page